Vertigo: Além do Limiar


Fu Manchu



Nome: Zheng Zu
Nome original: Fu Manchu
Licenciador: Sax Rohmer
Criado por: Sax Rohmer

Lista de revistas com participação de Fu Manchu

Personagem das histórias policiais do escritor britânico Sax Rohmer. Trata-se do chefe-cientista de uma seita de assassinos orientais combatido por Sir Denis Nayland Smith e sua equipe policial. Rohmer teria se baseado numa figura que realmente existira no bairro chinês.

O personagem foi adaptado para o cinema, televisão, rádio e quadrinhos. E ganhou fama e aficcionados, inclusive no Brasil. Fu Manchu é o arquetipo do "Gênio do Crime" da ficção: misterioso, traiçoeiro, ardiloso, com um gosto particular por ciências obscuras, torturas e venenos. A face de Fu Manchu descrita pelo autor se tornou muito conhecida, com os longos bigodes que se tornaram sua marca registrada.

Fu Manchu comanda uma vasta organização criminosa internacional, os Si-Fans, que conta com vários assassinos profissionais, de preferência hindus Thugs e Dacoits, dentre outros membros de sociedades secretas dedicadas ao crime. Seus assassinos geralmente usam facas, soltam animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões. Alguns se valem de armas químicas.

Fu Manchu é de ascendência nobre, membro da Família Imperial. Fu Manchu não seria seu nome real, mas um título guerreiro concedido aos de etnia Manchu, que dominaram a China até 1911. Ele perdeu seus privilégios após a Rebelião dos Boxers. Nos primeiros livros, a história da sua origem era diferente: ele seria um assassino Si-Fan que atacava os europeus da Ásia. Mais tarde a conotação política foi abandonada e Fu Manchu se tornou um criminoso.

O maior segredo de Fu Manchu é um elixir que o torna imortal. Quando a China se tornou comunista, Fu Manchu e os Si-Fans lutaram para restaurar o antigo regime imperial.

Ao contrário do que se acredita, não é Fu Manchu que aparece na revista “Detective Comics” 1, e sin Fang Gow, o antagonista de “Barry O'Neill” (ver ”Alter Ego” 27, 2003, pág. 5). Nos anos 70, Fu Manchu apareceu como o pai de Shang-Chi, o protagonista da série da Marvel Comics ”Mestre do Kung Fu”. A Marvel perdeu os direitos de Fu Manchu nos anos 80, sendo que, quando aparecia, apenas nas sombras, não era mais chamado pelo nome. Em aventuras posteriores do ”Pantera Negra” (outro super-herói Marvel), Fu Manchu é referido como ”Sr. Han”, nome do vilão do filme ”Operação Dragão”, Atualmente é chamado de Zheng Zu.


Fu Manchu também apareceu no primeiro volume do gibi "A Liga Extraordinária", onde é chamado de "the Doctor" ou "the Devil Doctor" pois o personagem não está em domínio público. Nesse gibi, Fu Manchu e o Professor Moriarty tentam controlar o crime organizado londrino. Em "A Liga Extraordinária: Black Dossier", o vilão é referido como um parente distante do Dr. Julius No (o vilão de "Dr. No", livro das aventuras de James Bond).

Fu Manchu e filha foram a inspiração para o personagem Hark e a filha Anna Hark nos quadrinhos da série Planetary. Assim como ocorrera com o Imperador Ming e a Princesa Aura em "Flash Gordon".


Notas e fontes
Antônio Luiz Ribeiro
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=72185397&tid=5255971176289503653&kw=beatles
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fu_Manchu

Fu Manchu


Grupos
  • Si-Fan



  • Relate algum problema encontrado nesse personagem