Festival Guia dos Quadrinhos 2018


Flamejante (Flama)



Nome: Gary Preston
Nome original: The Flame
Licenciador: Domínio Público
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Lou Fine, Will Eisner

Lista de revistas com participação de Flamejante (Flama)

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Wonderworld Comics  n° 3 - Fox Features
Chamado no Brasil de “Flama” (pelo Grande Consórcio de Suplementos Nacionais) e “Flamejante” (pela Devir), este super-herói (não é uma HQ sobre piratas, como dizem algumas fontes) capaz de dominar o fogo curiosamente surgiu antes do famoso "Tocha Humana", da concorrente Marvel Comics. Na trama, o bebê orfão Gary Preston (único sobrevivente de um desastre) foi adotado por monges tibetanos (cliché da época, todo orfão era adotado por tibetanos). Estes o criaram aperfeiçoando seu físico e mente, além de ensinarem ao jovem como exercer controle sobre o fogo. Assim, o garoto aprendeu inclusive controlar a temperatura do próprio corpo e do ar ao redor, a ponto de fazer derreter qualquer projétil antes que este o tocasse. Já adulto, nosso herói voltou ao ocidente, onde combateu o crime como detetive particular e, quando a situação apertava, como o herói mascarado Flama. Apesar de seus poderes, O Flamejante não era capaz de gerar suas próprias chamas, pelo menos não no início. Para dispará-las, ele valia-se de uma pistola lança-chamas. Nos números seguintes, no entanto, ele já exibia a habilidade de se materializar através da fumaça e do fogo.

O herói surgiu pela primeira vez em 1939, na revista "Wonderworld Comics" n° 3 (data de julho na capa). A revista era uma continuação da "Wonder Comics", que a Fox tinha lançado antes, mas que não pôde manter devido a problemas com direitos autorais.

Em 1941, o Flama começou a inflamar seu corpo, como o Tocha Humana. Apareceu também em revista própria ("The Flame") e na "Big 3" (gibi que reunia Flama, Besouro Azul e Sansão).

- Antônio Luiz Ribeiro

Flamejante (Flama)



Relate algum problema encontrado nesse personagem