Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Esquadrão Vitorioso



Nome original: All-Winners Squad
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Bill Finger, Martin Goodman

Lista de revistas com participação de Esquadrão Vitorioso

Grupo que reunia vários super-heróis da editora Marvel (então chamada de Timely) no pós-Guerra. O Esquadrão surgiu na revista “All Winners Comics”, em 1946. Reunia as estrelas da casa na época: Namor, Tocha Humana (e seu parceiro Centelha), Capitão América (e Bucky), Ciclone e Miss América. No Brasil, esse grupo ficou conhecido inicialmente como “Heróis Unidos”.

Infelizmente, o Esquadrão teve vida curta: durou só dois números. Mas ficou na memória de vários fãs. Em 1975, um deles, o roteirista Roy Thomas, tentou ressucitá-lo, mas o editor Stan Lee mandou que mudasse o título de Esquadrão Vitorioso ("All-Winners Squad", no original em inglês) para "Os Invasores". Thomas, no entanto, não desistiu e, em 1977, conseguiu trazer o Esquadrão propriamaete dito para a cronologia oficial da Marvel.

Para explicar a diferença entre os Invasores e o Esquadrão Vitorioso, ficou estabelecido que os primeiros atuaram entre 1941 e 1945, enquanto que o segundo a partir de 1946, com um outro Capitão América e Bucky (já que a dupla original estava desaparecida em ação naquele ano).

Foi explicado aos leitores, então, que em 1946, quando a Segunda Guerra terminou, encerrou-se também a missão dos Invasores. Mas, antes que aqueles heróis se debandassem, as autoridades aliadas fizeram um apelo para que eles permanecessem unidos, desta vez com um novo nome: Esquadrão Vitorioso .

Assim, o novo Esquadrão Vitorioso passou a combater os perigos pós-Guerra, como Isbisa, o primeiro supercriminoso da Era Atômica.

- Antônio Luiz Ribeiro



Bibliografia:
www.toonopedia.com/allwinnr.htm
www.geocities.com/jjnevins/aws.html


Relate algum problema encontrado nesse grupo