Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Duas-Caras



Nome: Harvey Dent
Nome original: Two-Face
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Bill Finger, Bob Kane

Lista de revistas com participação de Duas-Caras

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Detective Comics (1937)  n° 66 - DC Comics
  • Brasil
    Lobinho, O  n° 53 - Grande Consórcio Suplementos Nacionais
Harvey Dent (originalmente Harvey Kent) estava no seu auge como promotor público de Gotham. Considerado o "Cavaleiro Branco de Gotham", formou uma aliança com o Comissário James Gordon e Batman contra o crime organizado em Gotham. Dent tinha uma "moeda da sorte" com uma das faces riscadas, a qual dizia ser uma lembrança de seu pai.

Durante um julgamento, o mafioso Sal Maroni lhe jogou uma substância ácida em seu rosto, o qual teve a metade esquerda horrivelmente desfigurada. Dent escapa do hospital e sua frágil sanidade é quebrada. Obcecado com a dualidade e os opostos, ele desenvolve uma segunda persona, o Duas-Caras, cuja marca registrada eram crimes nos quais envolveriam sempre o número dois. Além disso, passou a tomar suas decisões ao jogar sua moeda. Se caísse o lado bom, sua presa viveria; se caísse o lado riscado, morreria. Sua obsessão transparece até mesmo em suas roupas, compostas por duas metades feitas de materiais distintos.

Após seus primeiros confrontos com Batman, o Duas-Caras tentou abandonar todos os laços com sua vida passada, inclusive sua esposa Gilda. Isso, no entanto, foi demais para o lado bom de sua personalidade, e ele começou a tentar visitar Gilda. Posteriormente, um certo Dr. Ekhart fez uma cirurgia plástica no rosto de Dent, a qual recuperou completamente sua face. Mas sua mente fraturada foi parcialmente curada. O assistente de Ekhart, Sr. Wilkins, começou a suspeitar de Dent, o qual voltou a cometer crimes disfarçado de Duas-Caras. Todavia, Batman enxergou tudo e ajudou Duas-Caras a limpar seu nome. Por dois anos, Dent levou uma vida normal, até que o ator Paul Sloane, marcado da mesma maneira que Dent tinha sido, ficou louco e passou a acreditar que ele era o Duas-Caras. Batman prendeu Sloane por várias tentativas de assalto e teve seu rosto restaurado, da mesma forma que Harvey Dent havia sido.

Infelizmente, Dent foi pego em uma explosão alguns anos depois, a qual novamente danificou seu rosto e desfez a cirurgia plástica. O trauma trouxe à tona a persona do Duas Caras novamente, mais louco que nunca. Desta vez, não havia como reparar os danos e a ironia de acontecer aquilo com ele pela segunda vez não lhe escapou. O Duas Caras é um dos mais perigosos inimigos de Batman.

Criado por Bill Finger e Bob Kane, sua primeira aparição foi em Detective Comics #66 (agosto de 1942). Curiosamente, o vilão foi inspirado no personagem de George Raft no filme Scarface (1932), o qual tinha o cacoete de manipular uma moeda com as mãos e no clássico romance de Robert Louis Stevenson, O Médico e o Monstro.


Relate algum problema encontrado nesse personagem