Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Dave Rudabaugh



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Dave Rudabaugh

David “Dave” Rudabaugh [1854 - 1886] foi um conhecido fora-da-lei americano, o qual, em épocas e lugares diferentes, conviveu com duas outras duas lendas do velho oeste: o famoso xerife Bat Masterson [1853-1921] e o fora-da-lei Billy The Kid [1859-1881]. Acredita-se que Dave Rudabaugh tenha nascido no Condado de Fulton, Illinois (o ano de seu nascimento, 1854, também não é duvidoso). Mais tarde, sua família se mudou para o estado de Ohio. Seu pai morreu na Guerra Civil. Em 1870, mudou-se com sua mãe para Eureka, no Kansas. Em 27 de Janeiro de 1878, em Dodge City, Kansas, se envolveu em um frustrado assalto a um comboio ferroviário. Dave e seus comparsas foram capturados pelo xerife Bat Masterson e sua comitiva. Foi oferecida a ele imunidade em troca de seu testemunho contra os outros suspeitos, o que ele aceitou e foi libertado após o julgamento.

Os outros acusados foram condenados a cinco anos de prisão e trabalho forçado em Leavenworth. Na ocasião, Dave prometeu que seus dias de fora-da-lei haviam terminado e que procuraria um trabalho honesto. Masterson então recrutou Dave para suas fileiras. Durante uma das operações do grupo no Colorado, Dave se tornou amigo de um dos tenentes de Masterson, John Joshua Webb. Os dois se tornaram policiais em Las Vegas, Nevada. Todavia, a carreira de Rudabaugh como homem da lei teve vida curta: os dois foram presos acusados de roubar uma loja de departamentos em 1879, mas foram inocentados. No dia 10 de março, Webb foi preso e condenado a enforcamento após matar um fazendeiro em um Saloon da cidade. Dave tentou tirar Webb da prisão, mas, além de falhar na tentativa de fuga, matou um carcereiro.

Fugiu de Las Vegas em seguida. John Webb conseguiu escapar tempos depois e matou três guardas no processo. A essa altura, Rudabaugh havia fugido para o Novo México, onde se juntou a ninguém menos que Billy The Kid e sua gangue, também composta pelos veteranos da Guerra de Lincoln, Charlie Bowdre e Tom O'Folliard, mais dois recrutados: Tom Pickett e Billy Wilson. O grupo atuava no roubo de gado, de rebanhos e de cavalos, em especial os da fazenda de John Chisum [1824-1884]. Dave e Billy estariam envolvidos na morte do xerife James Carlyle, durante um tiroteio no rancho de Jim Greathouse, em 27 de Novembro de 1880.

Perseguidos pelo xerife de Lincoln, Pat Garrett [1850-1908], o grupo se rendeu às forças da lei após a morte de Tom O'Folliard, em Fort Summer, e a de Charlie Bowdre, em Stinking Springs. Dave foi encarcerado em Santa Fe, onde foi julgado e condenado à prisão perpétua. Contudo, conseguiu fugir das autoridades em três de dezembro de 1881. Aparentemente, fugiu para o México, onde foi morto por linchadores em 1886, após matar dois homens em uma briga. Sua cabeça foi postumamente decapitada e pendurada em praça pública.

CITAÇÕES EM FILMES

Em "Jovens Pistoleiros II" (Young Guns II), de 1990, foi interpretado por Christian Slater. Embora seja nomeado no filme como “Arkansas Dave”, não existe nenhum registro histórico em que o fora-da-lei seja assim mencionado.

Em "Wyatt Earp" (1994), Dave Rudabaugh é apenas mencionado, durante uma das cenas em que Wyatt Earp (Kevin Costner) encontra Bat Masterson (Tom Sizemore).

No western de 1959 “Duelo em Dodge City” (The Gunfight at Dodge City), Rudabaugh foi interpretado por Richard Anderson e o xerife Bat Masterson por Joel McCrea.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dave_Rudabaugh#cite_note-2

Dave Rudabaugh



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 31/08/2011 18:05:00