Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Curly Jack McCall



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Curly Jack McCall

John “Jack” McCall, também conhecido como “ Nariz Torto” ou “Nariz Quebrado “, foi o assassino da lenda do Velho Oeste Wild Bill Hickok [1837-1876]. Muitos detalhes da vida de McCall são desconhecidos. Ele teria nascido no início da década de 1850 – provavelmente, entre 1852 e 1853 –, em Jefferson County, Kentucky. McCall foi criado no Kentucky com três irmãs e eventualmente se mudou para o oeste a fim de se tornar um caçador de búfalos. Em 1876, viveu em um campo de mineração de ouro fora de Deadwood, sob o pseudônimo de “Bill Sutherland”. No dia 1º de agosto de 1876, McCall assistiu a um jogo de pôquer no saloon de Nuttal & Mann, em Deadwood, território de Dakota do Sul, quando um dos jogadores abandonou uma rodada que incluía "Wild Bill" Hickok. McCall estava bêbado e rapidamente tomou seu lugar.

McCall perdeu várias mãos e logo ficou sem dinheiro. Hickok ofereceu dinheiro a McCall para comprar o café da manhã e aconselhou-o a não jogar novamente até que pudesse cobrir suas perdas. Embora McCall tivesse aceitado o dinheiro, sentiu-se insultado por Hickok. No dia seguinte, outro jogo de pôquer ocorria no mesmo saloon. Nessa noite em particular, Hickok estava de costas para a porta, em contraste com sua prática normal de sentar-se em um canto a fim de proteger as costas. Entre os jogadores à mesa – sentado no canto – estava Charles Rich, o qual recusou o pedido de Hickok para trocar de lugar. Hickok relutantemente pegou o lugar vazio e entrou no jogo, o que foi um erro fatal. Novamente embriagado, McCall entrou no saloon e pediu uma bebida.

Ele parou alguns passos atrás de Hickok, como se para olhar a mão que tinha recebido. Sem perceber McCall, Hickok disse a outro jogador: “O velho idiota! Ele me quebrou na mão”. McCall atirou em Hickok na nuca com um calibre .45 e gritou: “Maldito seja! Pegue isso!” Hickok morreu instantaneamente. McCall correu para a porta dos fundos do saloon e tentou escapar em um cavalo, mas a sela afrouxada o fez cair. Ele foi apreendido por vários homens logo depois. Um tribunal improvisado foi convocado com a acusação, a defesa e o júri composto por mineiros e empresários locais. Em julgamento no dia seguinte, no McDaniel's Theatre, McCall alegou que suas ações foram uma retribuição por Hickok ter matado seu irmão em Abilene, Kansas. McCall foi considerado inocente após duas horas.

O veredicto levou o Pioneiro de Black Hills a editorializar: “Se algum dia tivermos o azar de matar um homem ... simplesmente pediríamos que nosso julgamento ocorresse em alguns dos campos de mineração dessas colinas”. Temeroso por sua segurança, McCall logo deixou a área e se dirigiu ao Território de Wyoming, onde repetidamente se gabou nos bares locais sobre ter matado Hickok em um tiroteio “justo”. Todavia, as autoridades do Wyoming se recusaram a reconhecer o resultado da absolvição de McCall com a alegação de que o tribunal de Deadwood não tinha jurisdição legal, porque não estava sob um sistema legal de aplicação da lei ou tribunal. As autoridades argumentaram que McCall poderia ser julgado por assassinato novamente.

O tribunal federal de Yankton, território de Dakota, concordou e declarou que a dupla penalidade não se aplicava e estabeleceu uma data para um novo julgamento. O julgamento teve início em quatro de dezembro de 1876. Nenhuma testemunha foi chamada para a defesa, e o veredicto de culpado veio às 22h15min do dia seis de dezembro. McCall afirmou que estava fortemente embriagado no momento do assassinato e que não se lembrava de quaisquer detalhes do evento.

Ele solicitou um novo julgamento, bem como alegou que seu nome não era realmente Jack McCall, porque o havia mudado quando saiu de casa quando criança. O juiz Granville Bennett não acreditou em sua história e o condenou à morte por enforcamento. Às 10h15min de 1º de março de 1877, McCall foi enforcado em uma execução pública, em Yankton, aos 24 anos. Ele foi a primeira pessoa a ser executada por funcionários federais no Território de Dakota.

FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/Jack_McCall

Curly Jack McCall



Relate algum problema encontrado nesse personagem