Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Amazona dos Cabelos de Fogo



Nome original: Firehair
Licenciador: Fiction House
País de origem: Estados Unidos da América


Lista de revistas com participação de Amazona dos Cabelos de Fogo

(Não confundir com a “Cabelo de Fogo” da DC Comics, que é uma outra personagem)

A Fiction House era uma editora bastante original na década de 40. Ela fugia por completo ao esquema dos super-heróis. Suas revistas abordavam gêneros diversos: aventura, guerra, ficção científica, policial e outros. E foi numa dessas revistas, a “Ranger Comics” n° 21 (com data de fev. de 1945), que surgiu “Firehair” (“Amazona dos Cabelos de Fogo”). Entre seus principais desenhistas estava Bob Lubbers, que acabou sendo promovido a diretor de arte entre 1945-50. Seus traços soltos e movimentados eram perfeitos para essas histórias da Fiction House, onde a ação estava em primeiro plano. A ação e as garotas. Sim, outra marca registrada da Fiction House — suas maravilhosas garotas. Era um prato cheio para a garotada da época. E as figuras femininas desenhadas por Lubbers estavam entre as mais atraentes da Fiction. Para uma prova, basta examinarmos “Firehair” (no Brasil também foi chamada de “Jane Ruiva”, na RGE). Quando desenhada por Lubbers, era todo movimento, beleza e até mesmo sexualidade. Quando ele a deixou, ela se tornou uma figura visualmente apática e desinteressante.

“Firehair” contava a história de uma menina ruiva adotada por índios da tribo Dakota, após a morte dos seus pais. Os Dakotas a chamaram de Cabelos de Fogo (“Firehair”, em inglês), devido à cor de seus belos cabelos.

As capas de “Ranger Comics” do n° 40 ao 49 (1948/49), todas com “Firehair”, e de “Wing Comics” do n° 74 ao 109 e mais o 112 são perfeitas testemunhas dos belos e dinâmicos traços de Lubbers. A maioria dessas capas trazia belas garotas em situações de perigo, muitas vezes amarradas e prestes a sofrer violência física (as famosas “bondage covers”).

Amazona dos Cabelos de Fogo



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    antônio Luiz Ribeiro
    em 19/11/2007 22:33:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro