Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Dell

Títulos publicados pela Dell
A editora tem 128 títulos cadastrados no site, somando 3015 edições no total.

País: Estados Unidos da América

Editora americana, cujas primeiras publicações surgiram em 1929 e continuaram até 1973. Nesses anos a Dell se tornou a companhia do gênero mais bem-sucedida do país. Em 1953 ela alcançou o topo do mercado de quadrinhos mundial, vendendo 26 milhões de exemplares a cada mês.

A primeira publicação da Dell Comics foi “The Funnies”, em 1929. Sete anos depois, “The Funnies” foi relançada, agora com nova numeração. foi o primeiro “comic book” (revista em quadrinhos americana) que trazia material original, embora esse pioneirismo não seja reconhecido devido as publicações anteriores em formato de tablóide.

As revistas da Dell eram produzidas pela Western Publishing and Lithography (também conhecida como K.K. Publications e Whitman Publishing). Desde 1938 a Western e a Dell tinham um acordo pelo qual a Western produzia as revistas e a Dell as publicava. Pelo menos foi isso que ocorreu até 1961, quando começaram a aparecer algumas revistas inteiramente desenhadas e publicadas pela Dell. Eram publicações um pouco inferiores em qualidade às produzidas pela Western. No fim de 1961 aproximadamente um quarto das revistas da Dell estavam sendo feitas inteiramente por ela. Isso provavelmente desgostou a Western, pois ela estava sofrendo uma concorrência da própria Dell. Diante dos fatos, decidiu-se que a partir de então a Western iria desenhar, produzir e publicar inteiramente as suas revistas. E, assim, os últimos “comics books” produzidos pela Western e publicados pela Dell apareceram entre maio e novembro de 1962.

As edições de novembro de 1962 de muitas revistas publicadas anteriormente pela Dell traziam um estranho novo símbolo no canto superior esquerdo da capa, nenhum anúncio e um novo estilo de paginação (ou os quadrinhos não tinham molduras ou então estas eram coloridas, e também os balões quadrados e não mais arredondados). Era a Gold Key, uma nova editora que surgia. Era a própria Western que agora produzia as suas revistas sob o nome de Gold Key.