Vertigo: Além do Limiar


American Comics Group (Acg)

Títulos publicados pela American Comics Group (Acg)
A editora tem 23 títulos cadastrados no site, somando 825 edições no total.

País: Estados Unidos da América

A American Comics Group (ACG) foi fundada em 1943 por Benjamin W. Sangor, inicialmente como uma evolução do estúdio de produção "Sangor Shop". Sangor, com apoio de Harry Donenfeld (editor da DC Comics), criou a ACG com o objetivo de produzir e publicar seus próprios quadrinhos. A distribuição era realizada pela Independent News Distributors, vinculada a Donenfeld, o que garantiu forte presença em bancas de jornais.

Sócios e liderança criativa:

Benjamin W. Sangor: fundador original e principal força criativa no início dos anos 1940.

Frederick H. Iger: genro de Donenfeld, juntou-se à ACG em 1947 e assumiu o controle total após a morte de Sangor, tornando-se o principal editor e publisher até o fechamento da empresa.

Richard E. Hughes: atuou como editor proeminente após 1945, escrevendo a maior parte dos quadrinhos sob vários pseudônimos e definindo o estilo narrativo dominante da editora.

Adventures Into the Unknown (1948–1967): primeira série contínua dedicada ao horror nos quadrinhos, com 174 edições. Iniciou sob o selo B&I Publishing, que depois levou ao uso direto da marca ACG.

Forbidden Worlds (1951–1967): revista de fantasia que conquistou o Alley Award de Melhor Quadrinho Fantasia Regular (1964). Contou com personagens icônicos como Magicman e Herbie com roteiros de Hughes.
Wikipedia

A editora também explorou romance (Romantic Adventures, Lovelorn), crime, mistério e quadrinhos de animais falantes.

ACG foi uma das raras editoras de horror que sobreviveu às audiências do Senado dos EUA em 1954 e à imposição do Comics Code Authority, mantendo títulos como Adventures Into the Unknown com conteúdo ajustado, mas ainda ativo.

Durante a década de 1960, ACG tentou inserir super-heróis em seus títulos:

•Magicman (em Forbidden Worlds, #125)
•Nemesis (em Adventures Into the Unknown, #154)
•John Force, Magic Agent (em séries próprias e em Unknown Worlds)

O retorno à fantasia/horror ocorreu em 1967, após o insucesso desses personagens.

Em 1967, ACG encerrou a publicação de quadrinhos para bancas. Seu setor conhecido como Custom Comics — voltado a trabalhos comerciais personalizados— continuou ativo até o início dos anos 1980, produzindo para empresas como A.C. Gilbert, Tupperware, Montgomery Ward e a Força Aérea dos EUA.



American Comics Group (Acg)


Relate algum problema encontrado nessa editora

  • Guia dos Quadrinhos
  • Adicionada por
    Guia dos Quadrinhos
    em 05/03/2007 00:00:00
    Editado por WCS