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Gedeone Malagola



País de nascimento: Brasil
7 de julho de 1924
15 de setembro de 2008

Lista de revistas com trabalhos de Gedeone Malagola
Veja lista detalhada dos trabalhos


Em algumas raras ocasiões utilizou o pseudônimo "Rick Starkey".

Nascido em São Paulo, Gedeone Malagola foi um dos mais importantes e produtivos roteiristas brasileiros, ao lado de Rubens Francisco Lucchetti. Pioneiro do gênero terror como roteirista e desenhista – fez a primeira história de assombração, em 1953 –, em meio século de carreira, escreveu mais de 1,5 mil histórias em quadrinhos, inclusive de personagens como o super-herói da TV “He-Man”. O curioso é que Gedeone era delegado de polícia (nos anos 60 fazia HQ como renda complementar e por que gostava de desenhar). Mesmo assim, adaptou-se rapidamente aos diversos gêneros de quadrinhos – infantil, aventura, humor, guerra e, principalmente, terror. Como desenhista, ilustrou seus próprios textos em diversas revistas próprias. Como criador, deu vida a personagens que marcaram leitores por muito tempo. (*)

Bolou alguns dos primeiros heróis e super-heróis brasileiros – “Raio Negro” (1966) (**), “Targo”, “Juvêncio”, “Milton Ribeiro” e outros. No terror, escreveu para as revistas “Frankestein”, “A Múmia”, “Drácula”, “Estórias Negras” e “Clássicos do Terror”, publicadas pela Outubro. Uma de suas obras-primas, “O Lobisomem”, que fez em parceria com Sérgio Lima e Nico Rosso, ganhou álbum de luxo pela Opera Graphica em 2002. (*)

Fontes:
(*) http://www.operagraphica.com.br
(**) Gedeone informou, em 1981, que o n° 1 do “Raio Negro” chegou às bancas em 1965. Mas é bem possível que sua memória o tenha traído. Isso porque aquela data de publicação (1965), não bate por uma série de fatores, não só pelo hiato entre a primeira edição e a seguinte (1967), bem como pelo preço da capa do n° 1 em relação à época e à comparação com outras publicações da GEP, quando esta começou a “engrenar”. De acordo com Otacílio D’Assunção, por exemplo, que possui tanto o “Raio Negro” n° 1 como o “Lobisomem” n° 1 (1966) da editora paulista, ambos os n°s. parecem ter saído na mesma época, pois têm as mesmas características gráficas: no preço da capa, além de serem usadas as mesmas tipologias, por exemplo, o “3” do "CR$ 300" (um preço mais condizente com 1966 do que com 1965) está em corpo diferente dos dois “zeros” (isso indica que esse conserto foi feito quando a capa já estava fotolitada); uma segunda capa com foto do Gedeone e texto quase idêntico nos dois nos., apresentando o autor e o enaltecendo. Aí bate tudo: 200 era um preço compatível com 1965; 300 se encaixa mais para fim de 1966/início de 1967. Então a suposição é que o material ficou pronto algum tempo antes (1965) até que finalmente foi lançado (em 1966), pois algum tipo de impedimento possa ter retardado o lançamento em bancas.



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  • Vandrigo
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    Vandrigo
    em 23/05/2007 15:21:00