Vertigo: Além do Limiar


Aryosto Duncan



15 de outubro de 1890
28 de maio de 1960

Lista de revistas com trabalhos de Aryosto Duncan
Veja lista detalhada dos trabalhos


Nascido na Lapa, Rio de Janeiro, em 1890, o filho de ingleses Aryosto Duncan, ou simplesmente Aryosto, foi caricaturista e chargista. Começou a desenhar em 1905, ainda no colégio, criando um jornalzinho feito à mão, "Aurora", que mostra a Antonio Peres Junior (conhecido como Telles de Meirelles), editor do "Tagarella". Peres Junior gosta do trabalho, colocando a arte do garoto na sessão infantil do periódico.

Por sua passagem n'"O Tagarella", acaba conseguindo publicar seus desenhos na revista "O Malho", em 1906. Raul Vasconcellos e K. Lixto, editores e desenhistas de "O Malho", criam uma revista chamada "O Degas", em papel couché de maior qualidade, e chamam Aryosto para sua equipe.

Daí por diante, sua carreira decola. Tem trabalhos publicados na "Revista da Semana", na "Fon-Fon" e é efetivado como desenhista de "O Malho", ilustrando assim "O Tico-Tico", "O Malho" e " A Tribuna", publicações da empresa. Aryosto fazia caricaturas, charges, HQs, todo tipo de arte. Sai de "O Malho" em 1909.

Entra no jornal "A Noite" em 1917, onde fica até 1923. Colaborou também com "D. Quixote", "A Maçã", "A Pátria" e "Sino Azul".


Érico Molero.

Fontes:

GILL, Rubem. "Aryosto: da Aurora à Noite". In Dom Casmurro No. 324. Rio de Janeiro, 23 de outubro de 1943.

DIÁRIO DE NOTÍCIA. 2 de junho de 1960.

Caricatura desenhada por Paulo Vieira, na revista "Sino Azul", dezembro de 1933.


Aryosto Duncan


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Erico Molero
  • Adicionado por
    Erico Molero
    em 21/02/2013 17:09:00
    Editado por Erico Molero