Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Ziraldo



24 de outubro de 1932
6 de abril de 2024

Lista de revistas com trabalhos de Ziraldo
Veja lista detalhada dos trabalhos


Ziraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga, Minas Gerais. O criador do “Menino Maluquinho” é um dos mais expressivos desenhistas brasileiros da atualidade. Depois de participações nas revistas “Vida Infantil”, “Vida Juvenil”, “Era uma vez...” e “Sesinho”, e de trabalhos pela revista “A Cigarra” e o jornal “Folha de Minas”, alcança reconhecimento nacional ao criar a personagem Pererê, em 1957, para a revista “O Cruzeiro”. Sucesso tal que, em 1960, ganha gibi próprio (“Pererê”, pela editora O Cruzeiro), que seria cancelado em 1964.

Em “Pererê”, Ziraldo já demonstra uma tendência política, vendo com simpatia o nacionalismo trabalhista e o comunismo. O próprio desenhista admitiria mais tarde: “Meu saci era vermelho e hipernacionalista”. Essa inclinação se torna mais explícita em 1969, quando funda, junto a Millôr, Jaguar e outros cartunistas, o jornal humorístico “O Pasquim”, de cunho socialista. Anos depois, ingressa na vida político-partidária, se filiando ao PT e, mais recentemente, ao PSOL, o que lhe rendeu diversas críticas. Em 1980, lança “O Menino Maluquinho”, livro infantil que logo vira fenômeno editorial no Brasil, sendo adaptado para as mais diversas mídias, como o teatro, as HQs, a TV e até em vídeo-games.

Ziraldo era cartunista, chargista, escritor, ilustrador, jornalista, cartazista, tendo obras traduzidas em diversas línguas.

Morreu aos 91 anos. A informação foi confirmada pela família do desenhista na tarde de 06 de Abril de 2024. Ziraldo morreu dormindo, quando estava em casa, em um apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio, por volta das 15h.

Notas e fontes —
“A guerra dos gibis”, de Gonçalo Junior;
www.itaucultural.org.br
http://ziraldo.com/historia/home.htm



Relate algum problema encontrado nesse artista