Vertigo: Além do Limiar


Péricles Maranhão



14 de agosto de 1924
31 de dezembro de 1961

Lista de revistas com trabalhos de Péricles Maranhão
Veja lista detalhada dos trabalhos


Desenhista brasileiro, um dos grandes dos anos 50 na Cruzeiro, ao lado de Carlos Estevão e Millôr Fernandes. Péricles de Andrade Maranhão nasceu em Pernambucano (Recife) e fez muito sucesso nos anos 40/50 com seu "Amigo da Onça", aquele sujeito baixinho e elegante que não perdia a oportunidade de avacalhar com os "amigos".

Mas foi na revista do "Colégio Marista" que publicou seu primeiro desenho. Na época, o jornalista Aníbal Fernandes, do "Diário de Pernambuco", descobriu o talento daquele garoto. Fernandes então encaminhou o jovem, por carta, a Leão Gondim de Oliveira, da "O Cruzeiro" (revista que, na época, tinha o poder que hoje tem a Rede Globo).

Mudando-se para o Rio de Janeiro (então a capital federal), Péricles começou na "Cruzeiro" em 6 de junho de 1942. Nessa época, cria seu primeiro personage: Oliveira, o Trapalhão (publicado em "O Guri" e no "Diário da Noite"). No ano seguinte, seu maior sucesso: o "Amigo da Onça", feito sob encomenda para a revista.

Por trás da personalidade irreverente, havia uma pessoa muito sensível. No último dia do ano de 1961, sentindo-se só (era desquitado e estava longe dos parentes e amigos), suicidou-se abrindo o gás no seu apartamento em Copacabana, no Rio.

A trajetória dos quadrinhos está, infelizmente, repleta de autores que cometeram suicídio: além de Péricles Maranhão podemos citar e Jack Cole, Milton Júlio e Wally Wood.

- Antônio Luiz Ribeiro


Péricles Maranhão

Personagens criados por Péricles Maranhão (2)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Erico Molero
  • Adicionado por
    Erico Molero
    em 27/03/2007 10:56:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro