Vertigo: Além do Limiar


J. Carlos



País de nascimento: Brasil
18 de junho de 1884
2 de outubro de 1950

Lista de revistas com trabalhos de J. Carlos
Veja lista detalhada dos trabalhos


José Carlos de Brito e Cunha, conhecido como J. Carlos, (Rio de Janeiro, 18 de junho de 1884 — Rio de Janeiro, 2 de outubro de 1950) foi um chargista, ilustrador e designer grafico brasileiro. J. Carlos também fez esculturas, foi autor de teatro de revista, letrista de samba, e é considerado um dos maiores representantes do estilo art déco no design gráfico brasileiro.

Seu primeiro trabalho foi publicado em 1902, na revista “Tagarela”, com uma legenda explicando ser aquele o desenho de um principiante mas, em seguida, passa a colaborar regularmente com a revista e em abril do ano seguinte já desenha a capa da publicação. Em 1912 J. Carlos fundou a revista “O Juquinha”.

Em 1922 J. Carlos mudaria a cara do semanário “O Tico Tico”, quando assumiu a direção de arte das publicações da empresa O Malho. Depois, ao sair de “O Tico Tico”, colaborou com a revista sob o pseudônimo de Nicolao, “driblando” a direção do semanário “Careta”, para o qual trabalhava. Ele dizia aos seus empregadores que devia ser algum imitador barato...

Outras publicações em que trabalhou: “Fon-Fon”, “A Cigarra”, “Vida Moderna”, “Eu Sei Tudo”, “Revista da Semana” e “O Cruzeiro”.

Fez histórias em quadrinhos com a negrinha Lamparina, mas seus desenhos mais conhecidos sãos as figuras típicas do Rio de Janeiro, os políticos da então capital federal, os sambistas, os foliões no carnaval e, principalmente, a melindrosa, uma mulher elegante e urbana que surgia com a modernidade do século XX. Juntamente com Raul Pederneiras e com Kalixto formou o triunvirato máximo da caricatura brasileira da Primeira República.

Além de variada, sua obra é bastante numerosa, sendo calculada por alguns em mais de cem mil ilustrações.

J. Carlos sofreu uma hemorragia cerebral enquanto estava reunido com o compositor João de Barro, o Braguinha, discutindo a ilustração para a capa de seu próximo disco, e faleceu dois dias depois.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/J.Carlos



Relate algum problema encontrado nesse artista