Vertigo: Além do Limiar


Flavio Soares



País de nascimento: Brasil
25 de fevereiro de 1973

Lista de revistas com trabalhos de Flavio Soares
Veja lista detalhada dos trabalhos


Flavio Francisco Soares Brandão é ilustrador, letrista, arte-finalista, diagramador, quadrinista, editor de arte e character designer.

Flavio Soares começou sua carreira no estúdio de Franco de Rosa nos anos 1990, trabalhando como editor de arte para a editora Nova Sampa, sendo responsável pelas revistas Coleção Invictus, Jonah Hex, Lobo Solitário e OMAC. Depois, passou a trabalhar na editora Mythos na mesma função. Uma de suas principais atribuições foi o trabalho na identidade visual dos quadrinhos Marvel e DC quando eles passaram da editora Abril para a Panini Comics.

Atualmente, trabalha como diagramador e ilustrador freelancer, além de produzir quadrinhos. Entre seus trabalhos de ilustração, podem ser citados os livros infantis Bia Quer Um Cachorrinho (de Vivian Marassi), Ora, Bolas! (de Marisa Ratcov) e Giz (de Bianca Werner), todos publicados pela Marsupial Editora.

Em agosto de 2005, Flavio começou a publicar o blog "A Vida com Logan", no qual compartilhava seu dia a dia com seu filho Logan, que nascera em 29 de novembro do ano anterior com síndrome de Down. Em 2009, começou a publicar no blog uma tira cômica de mesmo nome, na qual ele e seu filho eram os principais personagens. A webcomic foi finalista do Troféu HQMix nove vezes seguidas: na categoria “Melhor Tira Nacional” em 2011 e na categoria “Melhor Web Tira” entre 2012 e 2019.

Em 2013 foi lançado pela Panda Books um livro baseado nas tiras com uma história em quadrinhos inédita. No ano seguinte, foi publicada a primeira coletânea das tiras pela Jupati Books, no livro "A Vida com Logan: para ler no sofá", que foi financiado via crowdfunding na plataforma Catarse. Este livro ganhou o Troféu HQMix em 2015 na categoria "Melhor Publicação de Tiras". No mesmo ano, também foi lançada a segunda coletânea, chamada "A Vida com Logan: o mundo em nosso quarto".

Em 2009, Flavio criou com o roteirista Lucio Luiz a tira cômica "As Aventuras do MorsaMan" para o site Papo de Gordo, do qual ambos participavam como podcasters e colunistas. A tira trazia histórias curtas do personagem MorsaMan, “mascote” do site.

Em 2010, durante a última temporada da série de TV Lost, Flavio criou a tira cômica "Losties" em quadrinhos, que fazia uma sátira da série e de seus personagens.

Em 2012, Flavio Soares criou, juntamente com o roteirista Lucio Luiz, a série infantil em quadrinhos "Meninos & Dragões", que ganhou o 2º Prêmio Abril de Personagens, sendo lançada como gibi regular pela editora Abril no ano seguinte. Contudo, devido à crise pela qual passava a editora Abril na época, que estava resultando em diversos cortes de publicações, especialmente de quadrinhos, a revista foi cancelada após a publicação do primeiro número. Ainda assim, a HQ ganhou o Prêmio Angelo Agostini em 2014 na categoria "Melhor Lançamento".

Em 2018, através do selo Jupati Books, Flavio e Lucio relançaram a série "Meninos e Dragões", dessa vez em formato de álbuns com histórias fechadas e com o visual dos personagens totalmente reformulado. O primeiro volume foi finalista do Troféu HQMix de 2019 na categoria "Melhor Publicação Infantil".

Flavio participou de diversas coletâneas em quadrinhos como "Feitiço da Vila", com HQs inspiradas nas canções de Noel Rosa, e "Gibi Quântico", além de edições do periódico "Café Espacial", entre várias outras.

Em 2016, publicou seu primeiro romance gráfico, "A Lei de Murphy" (Jupati Books), que conta a história de um advogado chamado Douglas Murphy, que busca fama e dinheiro em um mundo no qual as pessoas começam a adquirir superpoderes. O título brinca com a famosa Lei de Murphy, que afirma que, se algo tem chance de dar errado, dará errado.

Em 2021, Flavio voltou a lançar novos romances gráficos: "O Crime de Lorde Arthur Savile", baseado no conto homônimo de Oscar Wilde publicado originalmente em 1891, e "Zico: 50 anos de futebol" (em quadrinhos), que conta a história de vida do famoso jogador do Flamengo. Ambos os livros foram publicados pela editora Ultimato do Bacon.

Mora em São Paulo e, ocasionalmente, consegue sair da frente do computador e tomar um pouco de Sol ao ar livre.

Fonte: HQ "Café Espacial, #13" (Café Espacial/2014) e wikipedia.br (Flavio Soares/ atualização-15novembro2021)

flaviosoarez.myportfolio.com
www.avidacomlogan.com.br



Relate algum problema encontrado nesse artista