Vertigo: Além do Limiar


Marco Aurélio Campos de Carvalho



País de nascimento: Brasil

Lista de revistas com trabalhos de Marco Aurélio Campos de Carvalho
Veja lista detalhada dos trabalhos


Gaúcho, Marco Aurélio Campos de Carvalho é cartunista e chargista. Tornou-se famoso quando, a partir de 1970, passou a fazer charges para o jornal “Zero Hora”, de Porto Alegre.

Na sua trajetória, Marco Aurélio (como assina os seus trabalhos) envolveu-se em diversas polêmicas. Em 1986, produziu uma fotomontagem em que Telê Santana, então técnico da Seleção Brasileira de Futebol, teve a cabeça colocada no corpo de um burro, em protesto contra a não convocação do ponta Renato Portaluppi para a Copa do Mundo da Fifa realizada no México. Acabou processado por isso.

Já em 2013, foi afastado do jornal devido a uma charge em que aparece uma longa fila de estudantes mortos à frente de uma certa “USP — Universidade de São Pedro”, com o santo que dá nome ao local direcionando as jovens almas conforme a especialidade — arquitetos, sala 5 com [Oscar] Niemeyer; pedagogos, com Gilberto Freyre; medicina, sala 7 com [Euryclides de Jesus] Zerbini; etc. Era uma alusão às vítimas da tragédia da Boate Kiss, na maioria universitários.

Em 2016, Marco Aurélio deixa a página 3 de “Zero Hora” impresso para produzir charges para o site do jornal.





Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Leandro Seixas
  • Adicionado por
    Leandro Seixas
    em 13/08/2016 10:30:00